Publicado em 14/03/2025 13h59 - atualizado às 15h01
O programa Café PT desta sexta-feira (14) recebeu como convidado o vereador Nabil Bonduki, integrante da bancada do PT paulistano.
O vereador Nabil Bonduki apresentou na Câmara Municipal de São Paulo o projeto de lei denominado como “Ainda estamos aqui!”, que propõe substituir os nomes de torturadores e de pessoas associadas à ditadura militar homenageadas em ruas, avenidas, praças e também de outros equipamentos públicos existentes na capital paulista. O vereador petista já tem um histórico de atuação voltado para esse tema em mandato passado.
“Esse assunto não é de agora, eu já tratei dele num projeto de lei 2016, na verdade, sob inspiração inclusive da iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos na Prefeitura de São Paulo, durante a gestão Fernando Haddad, que iniciou exatamente um trabalho nessa administrativa de resgatar o nome de pessoas que foram defensores dos direitos humanos e buscando dessa maneira também evitar que as ruas de São Paulo continuassem com os nomes de torturadores ou de pessoas que participaram no regime militar. Esse projeto que eu fiz mudava individualmente cada rua, sendo que algumas foram aprovadas, outras não foram”, esclareceu.
E completou: “Acabou o meu mandato em 2016 e eu estou voltando à Câmara agora em 2025, exatamente quando nós estamos vivendo um momento muito positivo em relação a isso, que é o sucesso todo do filme ‘Ainda estou aqui’, primeiro filme brasileiro que ganhou o Oscar, já visto por quase seis milhões de brasileiros. Então, nós retomamos essa ideia que já vem lá de trás, também com a inspiração na determinação judicial para que a prefeitura fizesse a troca de nomes de ruas, mas a prefeitura se negou a fazer, recorreu da decisão e conseguiu ganho de causa nesse caso. Portanto, nós estamos agora por via legislativa fazendo aquilo que a prefeitura não quis fazer diretamente”.
Assista a íntegra do programa Café PT, exibido nesta sexta (14) pela TvPT, com o vereador Nabil Bonduk, do PT de São Paulo.